sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Possibilidades Positivas

Para um futuro melhor, cada um deve fazer sua parte. E nós professores somos peças-chave nesse processo de busca. Somos nós que direcionamamos, mostramos oportunidades, apresentamos novidades, fazemos enxergar que, dentro de cada um, existe um grande potencial.
Muitas vezes, a realidade dura das escolas faz os “sonhos” para um futuro melhor irem por água abaixo. Alunos desinteressados; falta de respeito; violência na escola; falta de estrutura, tanto física como profissional; colegas desmotivados; salário baixo... a lista é grande.
Então, o que faz valer a pena educar? Os jovens que precisam de uma chance, que gostam de estudar e, muitas vezes, batalham para isso. A alegria nos olhos de quem passou num concurso concorrido, no vestibular, e finalmente está lá, com o tão sonhado canudo na mão, tendo a certeza de que se não fossem nós professores que passaram por sua vida, talvez não tivessem chegado tão longe.
Também vale a pena ao ver pessoas com seus 40, 50 – ou mais – anos aprendendo a ler e a escrever seu próprio nome, a lista de compras do mercado, o nome do ônibus que pegaram a vida toda...
Vale a pena quando se recebe o carinho do aluno especial (seja qual for sua deficiência) por estar ali com ele, fazendo com que ele sinta-se parte do mundo “normal”.
Vale ao chegar na escola e ter aquele abraço apertado, o desenho feito especialmente para a “tia”, a pessoa mais importante para ele – a professora das séries iniciais que ficam em nossa memória para sempre!
O texto a seguir, de Ralph Marston, foi especialmente escolhido para o dia de hoje – dia dos professores. Para lembrar que sempre vale a pena...
“Existem tantas coisas maravilhosas esperando para serem feitas, e tantos problemas e distrações prendendo-nos. Na ausência de outras opções, temos a tendência de focar nos problemas. Eles sempre dão um jeito de entrar nas nossas vidas, muitas vezes sem nossa participação ativa.
Mas as possibilidades e oportunidades positivas podem ocupar muito mais nosso tempo se escolhermos esse caminho. Tudo que conseguimos na vida é alcançado a despeito de obstáculos, problemas e distrações.
Para cada problema difícil que surge, geralmente aparece também uma possibilidade positiva ainda mais forte. Faça com que seja sua missão pessoal encontrar essas possibilidades e aproveitá-las. A vida é um processo de avanços contínuos. Com toda sua capacidade, você não foi projetado para viver com o freio de mão puxado.
Faça a escolha de avançar. Não importa o que aconteceu no passado ou sua situação atual: o seu potencial continua existindo dentro de você.
Cabe a você escolher, a cada momento, todos os dias, se vai investir no seu potencial e nas possibilidades positivas da sua vida (ou não). Você escolhe.”
Queridos Professores, o nosso muito obrigado pelo empenho e luta para nos ajudarem a sermos pessoas melhores! Viva o nosso Dia!!!!
Com carinho,
Eliziane de Paula

Nenhum comentário: