sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dificuldades Frente à Participação na Construção do PPP
Por Eliziane de Paula Silveira Barbosa
A partir das leituras, reflexões e o levantamento de dados junto as diferentes segmentos da comunidade escolar, concebo que ainda há resistências para elaborar o PPP(Projeto Político-Pedagógico). Diante disso, posso elencar vários fatores dentre eles, menciono os seguintes.
Primeiro fator, alguns profissionais concebem como algo burocrático, um documento que fica “guardado na gaveta, que não tem sentido no decorrer dos trabalhos do ano letivo e o mesmo é consultado poucas vezes.
Segundo, é a dificuldade de entendimento e de acolhimento de diferentes idéias e opiniões. È importante também citar, que o fator tempo é bem significante, pois geralmente as justificativas se resumem pela sua falta, devido às demais atividades que são realizadas.
Terceiro, a falta de proximidades dos pais na escola com isso, prejudica, pois estes não percebem a importância e a função do documento para a escola e diretamente para os seus filhos pelo fato de desconhecer o que propõe a instituição escolar.
Quarto, ainda não há a prática de convidar as associações do bairro, a igreja, enfim, as instituições que podem discutir e contribuir com a educação. Justificando que estes não estão preparados para opinar sobre os rumos que a escola deve tomar.
E, por último destaco que alguns, pouco acreditam que os alunos, o grêmio estudantil possam contribuir nas discussões.
Aponto também vários canais, mecanismos e estratégias que podem ser utilizados para mobilizar a escola para viabilizar a participação dos diferentes segmentos na construção ou revisão do PPP da escola , bem como:
Divulgar por meio de informativos, canais virtuais, rádio, reuniões e demais eventos escolares enfatizando a importância da construção e implementação;
Debates em sala de aula;
Fórum de discussão;
Exposição de faixas e cartazes convidando a comunidade;
Confecção de livreto ou revista sobre o que é e para que seve o PPP, distribuí-los em locais estratégicos no bairro;
Disponibilizar carros volantes para convidar a comunidade;
Publicisar sempre as ações da escola e de que forma todos podem contribuir nas tomada de decisões;
Reconhecer e agradecer todos os segmentos pela participação e realização de atividades ;
Discutir ações que levam a escola a se inserir na vida da comunidade do bairro, através de projetos que possibilitem a aproximação da escola e comunidade;
Incentivar a participação de representantes de pais, alunos, professores, funcionários e os conselhos escolares;
Submeter ao conselho escolar para aprovação ou reprovação da proposta pedagógica.
Aplicabilidade desses mecanismos ajudará a escola a caminhar com objetivos claros, transparente e concretizará os anseios da comunidade educacional e familiar que garante o acesso, a permanência e o padrão de qualidade do ensino. Isso representa a gestão democrática em ação.

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